segunda-feira, 30 de abril de 2012

A FÉ NOS DÁ A GRAÇA DE PARTICIPAR DA ESCOLHA DO SENHOR

8. Tu, porém, Israel, és o meu servo, foste tu, Jacó, a quem eu escolhi, descendência de Abraão, meu amigo!
9. Lá num canto do mundo eu te dei a mão, eu te chamei lá dos confins da terra. Eu te disse: “Tu és o meu servo. Eu te escolhi e não te deixei.”
10. Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo. Sim, eu te seguro com minha mão vitoriosa.
11. Ficarão envergonhados e desapontados todos os que têm raiva de ti. Ficarão como nada e destruídos os que quiserem lutar contra ti.
12. Vais procurar sem nunca encontrar quem queira combater contra ti. Os que quiserem te armar guerra, serão como o vazio e o nada.
13. Isso, porque eu sou o SENHOR, o teu Deus, eu te pego pela mão e digo: “Não temas, que eu te ajudarei.
14. Não tenhas medo, vermezinho Jacó, Não te assustes, Israel, mísero inseto! Eu te ajudarei” — oráculo do SENHOR, que é o teu Libertador, o Santo de Israel.
20. Assim ao mesmo tempo hão de ver e entender, observar bem e pensar que foi a mão do SENHOR que fez tudo isso, que foi o Santo de Israel que o criou.
(Isaías 41, 8-14, 20)

“Tu, porém, Israel, és o meu servo, foste tu, Jacó, a quem eu escolhi, descendência de Abraão, meu amigo! Lá num canto do mundo eu te dei a mão, eu te chamei lá dos confins da terra. Eu te disse: 'Tu és o meu servo. Eu te escolhi e não te deixei.' Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo. Sim, eu te seguro com minha mão vitoriosa”.

Com quantos de nós Deus fez isso? Ele sempre o faz. É Deus quem o tira da escuridão e do anonimato, porque, para Ele, você é o primeiro. O Senhor abre o caminho para que você siga. Hoje Ele lhe diz: “Lá do canto te tirei e te dei amor quando ninguém te via.”


Muitas vezes, você se sente esquecido e deixado de lado, mas o Senhor o escolhe para fazer com que a Sua graça repouse em sua vida, para lhe dar a oportunidade de recomeçar e abrir caminhos. Por isso tome posse da Palavra que o Senhor traz nesta manhã e se coloque no lugar de Jacó e Israel. Todo patrimônio da fé diz respeito a quem crê. É a fé que nos dá a graça e a oportunidade de participar da escolha do Senhor, então essa passagem bíblica é de Deus para você nesta manhã.


Em muitos momentos paramos para pensar: "Como Deus me escolheu se eu não tenho seguido os mandamentos d'Ele?" Quando colocamos o coração nas mãos de Deus O servimos sem perceber. Mesmo quando achamos que não estamos fazendo nada, o Senhor faz com que alcancemos o bem, Ele tem os Seus caminhos. O Senhor nos faz compreender com aqueles que precisam de ajuda.


No momento em que a pessoa reconhece que precisa de ajuda, ela volta para Deus e o Espírito Santo age em sua vida. Reconhecer que você precisa de ajuda é agarrar a oportunidade que o Senhor lhe dá e seguir em frente. Não pare para pensar nas coisas negativas. Quantas pessoas, ao nosso redor, são alegres e felizes e na hora em que você lhes pergunta sobre a vida delas, você vê que elas também têm problemas, porém, elas tomaram a decisão de não se deixar levar pelas tribulações.


Diante das dificuldades, devemos procurar saídas, pois a missão que Deus tem para nós é para nossa felicidade
. Quem tem Deus no coração deve semear a esperança. Temos que ter esperança para semear esperança. Se alguém tiver medo de enfrentar as situações da vida, temos que estar preparados para encorajá-lo.

Deus quer que tenhamos iniciativa e ajudemos aos que precisam. A vida melhora muito quando começamos a agir assim. O Senhor sempre está ao lado das pessoas que são pró-ativas e que sabem que precisam de auxílio. O olhar que Ele tem para nós é um olhar de amigo. Hoje essa verdade tem que estar escrita em seu coração. Deus Pai está com você, Ele é seu amigo e quer o seu bem.


O olhar de Deus é como um olhar de mãe, um olhar de benevolência e com bem querer. Percebemos o amor do Senhor por nós pelos feitos e maravilhas d'Ele.
Um Deus mau não faria um mundo tão maravilhoso! Reconhecemos o olhar de uma mãe, pois ele é diferente, é um olhar que incentiva. Da mesma forma que, às vezes, um filho precisa do olhar de sua mãe para seguir em frente, precisamos voltar nosso olhar para o Senhor.

Devemos seguir decididamente na Palavra de Deus. É Ele quem nos levanta e nos guia. Se você chegou a um estado em que tudo se tornou perigoso, confie no Senhor, Ele já reservou para você a libertação, e já sabe como vai fazê-lo vencer. Todos vão se admirar com o que o Todo-poderoso está fazendo por você.


Escute a Palavra que Deus lhe fala nesta manhã e tenha a certeza de que Ele o atenderá. Devemos saber o que é bom e fazer bem feito. Essa é a primeira coisa da qual Ele quer que tomemos conhecimento. São três conselhos que o Senhor nos traz hoje: o primeiro: “Fique focado no que é bom, não se disperse, faça o bem”. O segundo: “Faça, o que tem de fazer, bem feito, sem pressa. Vá com calma e no tempo certo”, e o terceiro: “Não se esvazie com esforços inúteis, com aquilo que Deus não lhe pediu”.


Nesta manhã o Senhor nos oferece o dom da Sua graça, a mão de Deus vitoriosa nos segura. O Espírito Santo permanece com os justos e com os que reconhecem que precisam de ajuda.


Quero, junto com você, retomar a semana de uma maneira nova, e Deus quer isso muito mais que nós. Peçamos ao Senhor o dom do Seu Espírito Santo, que nos ajuda a avançar e entender a presença do Senhor junto de nós. Que a Palavra de Deus Pai entre na nossa alma no dia de hoje.


O Senhor nos diz: “Eu te escolhi e estou contigo, Eu te dou coragem, Eu te levanto com minha mão vitoriosa, pela força do Espírito Santo com todo amor pra você.”


Hoje o Senhor que realizar em nossa vida um novo recomeço.


Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova
23/04/2012

Parte 1


Parte 2

Nenhum comentário: