segunda-feira, 30 de abril de 2012

DEUS É A PRIMEIRA OPÇÃO DA MINHA VIDA

37. Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim.
38. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.
(São Mateus 10, 37-39)
Na passagem bíblica de hoje é o próprio Senhor Jesus quem nos fala. Ela nos abre uma porta maravilhosa, a luz no fim do túnel. Para quem se sente perdido na vida, Jesus dá a chance de se reencontrar. Para muitos a felicidade é alimentar a carne, satisfazer seus desejos, ter quem e o que quiser, na hora que quiser e a qualquer custo. Esse é um conceito errôneo, não devemos alimentar a carne para chegar à felicidade, e sim, ter intimidade com Deus. Quem vive com Deus e para Deus sempre chega à felicidade, mas, para isso, é preciso se sacrificar pelo outro, fazer o bem para o próximo mesmo que isso o machuque.

É uma proposta de vida, quem escolhe se entregar ao apetite da carne vive um caminho de morte, mas, ao se entregar à vontade do Senhor, crescerá espiritualmente e viverá para o bem. Não é fácil ser justo ou honesto, isso resulta num certo sofrimento, mas quem está íntimo de Deus, encontra o maior prazer em sofrer e passar por todas as provações. É preciso morrer para chegar à felicidade, sofrer para ser bom e para ser justo.


Quando falamos em ser bom, temos que ser claros. O bondoso pensa e faz o bem para outros e não para si mesmo. Não podemos ser egoístas. E se ser bom, em alguns momentos, nos faz sofrer, temos que passar por isso para nos tornarmos pessoas melhores. Quem pensa que não vale a pena ser bom, porque será prejudicado, vê a vida com olhos de maldade, com pensamentos egoístas de quem só quer se dar bem na vida.


Quem se ama mais do que a Deus, quem ama sua família mais do que a Deus, é uma pessoa fechada na vida, pois coloca qualquer coisa e qualquer pessoa acima do Senhor. Jesus nos traz essa palavra, que parece dura, mas que nos coloca no caminho certo. Jesus condena quem vive uma vida egoísta, fechada até para Ele, porque o egoísta quer sempre o bem para si e para os seus; ele não será capaz de fazer o bem ao próximo se isso não lhe trouxer alguma vantagem.


Não existe força de cura maior, nem há remédio mais poderoso, do que sair de si e estender a sua mão para o outro
. O bem que fazemos ao próximo destrói todo egoísmo existente e em nosso interior. É uma loucura pensar que ter esse sentimento dentro de si faz bem. Cultivar o mal é como ter um câncer espiritual, ele devora toda vida interior que a pessoa tem, e esta perde o sentido.

Hoje, no mundo, muitas pessoas não sabem que caminho seguir, já não veem mais sentido na vida. O egoísmo, muitas vezes, nos faz perder o sentido da vida, por isso é a maior causa da depressão atualmente. A pessoa não sabe mais para que e por que viver, então ela adoece. Colocar pais e filhos acima de Deus faz a pessoa perder a vida, ela adoece porque vive em função deles. Haverá um momento em que essas pessoas vão passar, mas Deus não passará. Não podemos colocar o objetivo da nossa vida nas coisas frágeis e passageiras.


Quando colocamos o Espírito Santo em nossos corações tudo ocupa seu devido lugar. É Deus quem nos ilumina nas atitudes e na vida. Quando o Altíssimo vem em primeiro lugar, toda nossa vida toma o rumo certo e cada um fica em seu devido lugar.


A mensagem que Deus nos dá é para amarmos os próximos como a nós mesmos, amá-los e lhes fazer o bem, mas não colocá-los em primeiro lugar. O segredo é viver para os outros por causa de Deus; isso nos traz uma alegria tão grande que nos faz entender o ensinamento de São Lucas: “Há mais alegria em dar do que em receber.” Quem vive para ajudar os outros é mais feliz e realizado. Façam essa experiência! Ao fazermos isso poderemos perder algo na vida, mas conquistaremos o céu. Para Deus ganha quem perde, quem sabe perder. Esse é o maior beneficiado.


Não há no mundo pessoa que tenha chegado à grandeza da alma sem passar por este caminho. Lutar sem sacrifícios não nos traz amadurecimento espiritual. Se queremos viver no caminho espiritual temos que crescer, e crescer custa.


Quando chegar o momento da dor, perguntemos a Deus: "Que proveito posso tirar dessa dor?" A essa disposição, Deus sempre se une com Sua bênção. Quando a pessoa deseja passar pelo sofrimento sem se lamentar, Deus Pai se apressa para abençoar a vida dela, ela recebe um resgate de vida. O sofrimento nos coloca mais perto do Pai. Qunado O colocamos em primeiro lugar conseguimos passar pelo sofrimento e chegar ao caminho da felicidade. A Palavra meditada neste dia exige isso de nós no dia de hoje.


O que você pode fazer hoje para tirar esse egoísmo de dentro de você? A luta é diária, entendamos o que Jesus nos ensinou: a felicidade está no próximo, mas Deus está em primeiro lugar. Colocá-Lo em primeiro lugar é agradar Seu coração.


Peçamos ao Senhor a graça de administrar nossas perdas, a graça de vivermos para o próximo por Sua causa, colocando-O acima de tudo para sermos dignos de Sua Palavra e não vivermos mais uma vida de egoísmo.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
25/04/2012

Parte 1


Parte 2


Nenhum comentário: