segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reflexão da Palavra - Zaqueu

Fazendo a leitura orante da Palavra de Deus, me ative à passagem de Lucas 19, 1-10, que conta a história de Zaqueu. Vou fazer minha reflexão de acordo com alguns pontos que considerei interessantes. Diz a passagem:

1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.

2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.

Então aqui se faz uma pausa. Zaqueu era chefe dos recebedores de impostos. Ele era rico. Podemos inferir que ele cobrava a mais das pessoas e se enriquecia de forma ilícita, uma vez que mais abaixo, no versiculo 8, ao se converter ele diz ao Senhor que restituirá àqueles que tenha defraudado. Defraudar, no português, que pode significar, segundo o Dicionário Michaelis, "reter ou usurpar algum bem ou direito, por meio de afirmações falsas, deturpação da verdade, fraude ou outros meios enganosos".

Continuando a Palavra nós temos:

3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.

Aqui não devemos nos ater à altura de Zaqueu, que era baixo, mas sim de que ele procurava ver quem era Jesus. Ele buscou... ele queria conhecer, saber quem era Jesus, quem era o Homem que realizava milagres. Era ele que queria... Ele procurava... Ele procurou Jesus. Mas, por causa da multidão, ele não conseguiu. Quantas vezes nós somos tão baixos que, por mais que procuremos, por mais que queiramos, as dificuldades nos deixam cegos... as dificuldades são a nossa grande multidão que não nos deixa ver Jesus. Quantas vezes as dificuldades surgem como uma grande multidão que não nos permite ver Jesus. Mas nós que estamos procurando não podemos desistir. Então o que Zaqueu fez:

4 Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.

Zaqueu correu adiante... Zaqueu se adiantou. Ele se adiantou à passagem de Jesus. Ele subiu a um sicômoro (árvore das costas do Mediterrâneo que, pelo fruto, se parece com a figueira, e pelas folhas, com a amoreira) para O ver. Ele correu e subiu. O que quer dizer que Zaqueu se esforçou para ver quem era Jesus. Ele procurava ver quem era Jesus e se esforçou para isso. Podemos entender que Zaqueu queria ter um encontro com Jesus. Zaqueu procurava... Zaqueu queria. Ele tanto queria que se adiantou. Ele correu... subiu... queria ver Jesus.

5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa".

Que coisa linda! Jesus levantou os olhos e viu Zaqueu. Zaqueu estava em cima de um sicômoro. Jesus levantou os olhos e o viu. Jesus levanta os olhos e nos vê. Você quer que Jesus te veja? Que Jesus levante os olhos para você? Então corra até Jesus, se adiante, procure ver quem é Jesus, queira conhecer Jesus, queira saber os milagres que Ele pode realizar em sua vida, corra, suba, procure, deseje ter um encontro com Jesus. Que quando seu coração se volta para Ele, Jesus vai levantar os olhos e vai ver você. Ele está lá, à sua espera. Olha que lindo! Zaqueu foi antes, Zaqueu se adiantou. Então quando Jesus levantou os olhos e viu Zaqueu, Jesus disse para ele: "Desce depressa!" Desce Zaqueu! Desça você, tem que ser agora! É agora a tua hora! Desce depressa! Não espera nem mais um minuto, não espera nem mais um segundo! Tem que ser agora! E o que Jesus continua falando: "É preciso que Eu fique hoje em tua casa." É preciso, é essencial, é importante, é fundamental que Ele fique, que Ele permaneça em tua casa, em tua vida. Deus quer ficar na tua vida. É agora... neste momento. Você correu para ter um encontro com Jesus, você queria conhecê-lo? Ele te viu. Ele olhou para você e Ele te diz: É essencial que Ele fique. Que este encontro com Jesus não deixe com que você continue da mesma forma. O encontro com Jesus te faz permanecer com Ele. É essencial que Ele continue na tua vida. Não que você encontre com Jesus e Ele passe e vá embora. Não! É preciso que Ele fique em tua casa. Jesus quer ficar no teu coração! Jesus quer ficar na tua vida! Não abandone Jesus! Receba Jesus na tua casa! Receba Jesus no teu coração!

Continuando a Palavra:

6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.

Zaqueu obedeceu Jesus. Jesus disse: "Desce depressa." Então Zaqueu desceu a toda a pressa. Zaqueu cumpriu a Palavra de Jesus e recebeu-O alegremente. Aquele que recebe Jesus não pode ser triste. Aquele que recebe Jesus tem toda alegria, tem toda a felicidade.

7 Vendo isso, todos murmuravam e diziam: "Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...".

Não importa o que as pessoas vão falar sobre você, o que as pessoas vão falar sobre o teu encontro com Jesus. O que importa é que este encontro com Jesus muda a tua vida. O que importa é que este encontro com Jesus te traz alegria.

8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: "Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém restituirei o quádruplo".

Não existe encontro com Jesus que não muda nossa vida. Jesus nos restaura. Jesus vem ao nosso encontro, Ele olha para nós, Ele quer ficar no nosso coração, na nossa casa, para mudar a nossa vida.

9 Disse-lhe Jesus: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.

A partir do momento que você recebe Jesus na tua vida, você recebe a salvação.

10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

Se hoje você se sente perdido, se adiante, corra até Jesus, queira encontrá-Lo! Jesus vai ver você, Jesus  vai te procurar, Jesus vai te chamar: "Vem depressa, é agora o teu momento, vem ao Meu encontro!" Este é Jesus e Ele vai querer ficar com você. Ele vai querer fazer presença aí na tua casa, no teu coração, na tua vida. E se você descer depressa, obedecer a Palavra de Jesus, você vai recebê-Lo alegremente, porque aquele que tem Cristo, nunca vive infeliz, pelo contrário, a alegria é uma constante na vida, apesar de todas as dificuldades. Queira ter um encontro com Jesus. Ele te espera e Ele quer te dar a felicidade e a salvação.

Palavra do Senhor! Graças a Deus!

Um comentário:

Silvano Coelho disse...

Eu quero ter um encontro especial com Jesus. E que o Espírito Santo continue te iluminando para proferir lindas palavra de salvação.