quinta-feira, 28 de abril de 2011

O AMOR DO CORAÇÃO DE MARIA

Como é bom ter uma mãe, não é mesmo? Todos nós, mesmo com as adversidades do cotidiano, carregamos nossa mãe no coração e sabemos que elas, pelo menos a maioria, são capazes de tudo para nos ver felizes. É muito triste vermos noticiários que mostram mães abandonando filhos, pois é uma atitude deplorável. Como mulheres e mães (ou futuras mães), devemos seguir os passos de Maria, procurarmos ser uma mulher como ela.

Você já parou para pensar no motivo que teria levado Deus a escolher Maria para ser a mãe de Filho? Ele já a tinha escolhido antes mesmo que ela nascesse, como podemos ver em Miquéias 5, 1-4:

"Mas tu, Belém de Éfrata, pequenina entre as aldeias de Judá, de ti é que sairá para mim aquele que há de ser o governante de Israel. Sua origem é antiga, de épocas remotas. Por isso Deus os abandonará até o momento em que der à luz aquela que deve dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para os filhos de Israel. Aquele estará de pé para governar com a força do SENHOR, com o esplendor do nome do SENHOR seu Deus. E estarão bem acomodados, porque agora ele é grande até os limites do país, e ele próprio será a paz. Quando a Assíria quiser invadir nosso território, pisar o interior de nossos palácios, poremos em luta contra eles sete pastores e oito comandantes."


"Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se" (Lucas 1, 26-38)


E como era a mãe de Jesus? Tanto se fala de Maria. Que era uma mulher singela, meiga, pura, harmônica, que sabia seu lugar, mas que também era de uma força descomunal. Ela soube ser mãe, soube cuidar... Sabia o exato momento de falar e o de calar...

Quando, nas Bodas de Caná ela leva o problema da falta de vinho até Jesus e Ele lhe diz que não havia chegado sua hora, Ele age mesmo assim, antecipa o milagre. Ninguém comentou com ela que o vinho estava acabando. Foi ela quem estava atenta e percebeu o problema Ela nem chegou a pedir que  Jesus fizesse o milagre, porque, sendo humana, não poderia nunca mandar no Filho de Deus, porém, sendo mãe, poderia lhe falar da sua intenção em ajudar e Ele, sendo Filho e Deus poderia lhe atender. Maria está atenta a tudo e pede para Jesus o que nos falta.

"No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele." (João 2, 1-11)



Conhecendo o amor de sua mãe, como Jesus conhecia, antes de morrer nos entregou ela como mãe.

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu." (João 19, 25-27)


A importância de Maria está não só no seu "sim", mas também na educação e no cuidado que teve com o Filho de Deus e, além disso, no seu sangue, que estava Nele. Pois, na cruz, do coração de Jesus jorrou sangue e água. O sangue foi o de Maria, porque Nele só tinha o sangue dela e a água é  do Espírito Santo de Deus. Maria cumpriu plenamento o papel que Deus lhe confiou, por isso, vale à pena a admirarmos como mulher e a amarmos como mãe.

Nenhum comentário: