domingo, 25 de julho de 2010

DEUS NOS CONFIRMA PARA A VITÓRIA

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: I Samuel 17,17-37

"17. Um dia, disse Isaí ao seu filho Davi: Toma para teus irmãos um efá de grão torrado e estes dez pães, e apressa-te a levá-los aos teus irmãos no acampamento.18. Entrega estes dez queijos ao chefe dos mil. Informa-te se teus irmãos vão bem e traze algo de sua parte como prova.19. Eles estavam com Saul e todos os homens de Israel no vale do Terebinto, em guerra com os filisteus.20. No dia seguinte pela manhã, Davi, confiando o rebanho a um pastor, tomou sua bagagem e partiu, como lhe ordenara Isaí. Chegou ao acampamento no momento em que saía o exército para a batalha, levantando o grito de guerra.21. Israel e os filisteus puseram-se em linha de combate, tropa contra tropa.22. Davi entregou sua carga ao guarda das bagagens e correu às fileiras para informar-se de seus irmãos.23. Enquanto lhes falava, eis que o campeão filisteu, Golias, de Get, avançou para fora das fileiras do seu exército, proferindo o mesmo desafio (como nos dias precedentes), que Davi escutou.24. Todo o Israel recuava à vista do homem, tremendo de medo.25. Vedes, diziam eles, esse homem que avança? Ele vem insultar Israel. Aquele que o matar, o rei o cumulará de favores, dar-lhe-á sua filha e isentará de impostos em Israel a casa de seu pai.26. Davi perguntou aos que estavam perto dele: Que será feito àquele que ferir esse filisteu e tirar o opróbrio que pesa sobre Israel? E quem é esse filisteu incircunciso para insultar desse modo o exército do Deus vivo?27. E deram-lhe a mesma resposta: Dar-se-á isto e isto a quem o ferir.28. Eliab, seu irmão mais velho, ouvindo-o falar assim, encolerizou-se: Por que vieste aqui? Com quem deixaste tuas ovelhas no deserto? Conheço a tua pretensão e a tua má índole; foi para ver a batalha que vieste!29. Que fiz eu de mal?, respondeu Davi. Nada mais fiz que uma simples pergunta!30. E afastou-se de seu irmão, indo perguntar a outros, dos quais obteve sempre as mesmas respostas.31. As palavras de Davi foram ouvidas e comunicadas a Saul, que o mandou vir à sua presença.32. Davi disse-lhe: Ninguém desanime por causa desse filisteu! Teu servo irá combatê-lo.33. Combatê-lo, tu?!, exclamou o rei. Não é possível. Não passas de um menino e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade.34. Davi respondeu a Saul: Quando o teu servo apascentava as ovelhas do seu pai e vinha um leão ou um urso roubar uma ovelha do rebanho,35. eu o perseguia e o matava, tirando-lhe a ovelha da boca. E se ele se levantava contra mim, agarrava-o pela goela e estrangulava-o.36. Assim como o teu servo matou o leão e o urso, assim fará ele a esse filisteu incircunciso, que insultou os exércitos do Deus vivo.37. O Senhor, acrescentou, que me salvou das garras do leão e do urso, salvar-me-á também das mãos desse filisteu. Vai, disse Saul a Davi; e que o Senhor esteja contigo!"


Davi foi sendo preparado por Deus para vencer, e testemunha-se que ele venceu até leões e ursos. Nós lemos também que ele foi conversar com o rei e disse que iria enfrentar o gigante Golias, o qual nem o exército teve coragem de enfrentar. Como isso se deu? Quando Davi se dispôs a fazer a vontade de Deus naquilo que o pai dele indicava. Percebemos, na leitura, que os irmãos dele eram combatentes e não ele. Ele não era um guerreiro, ele não foi preparado para a guerra junto aos exércitos de Israel, mas foi preparado por Deus para vencer.

Todos nós somos convidados a obedecer e, na obediência, Davi foi sendo treinado por Deus. O pai dele o enviou aos campos para cuidar do rebanho de ovelhas e ali ele ficou na sua adolescência e entrou na juventude obedecendo ao pai e sendo fiel cuidando das pequenas coisas; e o olhar do Senhor se voltou para aquele jovem.


Deus quer contar com a nossa fidelidade para agir por intermédio de nós, para agir por meio de nosso "sim", por meio de nossa determinação, fidelidade, abandono n'Ele. E Davi foi fiel ao Todo-poderoso honrando o pai e sendo fiel nas pequenas coisas. Talvez ele até quisesse estar em posição de destaque, mas Deus o colocou em um lugar escondido, de forma que nem mesmo os irmãos dele sabiam que ele tinha tamanha força, até para vencer leões. Ele era alguém que, aos olhos humanos, não tinha nem mesmo porte físico de guerreiro ou que tivesse o conhecimento da arte da guerra. Mas ele tinha o mais importante: o Senhor no coração! Davi aprendeu a ser amigo de Deus lá no campo, cuidando das ovelhas.


Eu quero convidar você para ser amigo de Deus, porque esse foi o segredo de Davi, que foi aprendendo a arte do pastoreio e sendo educado e forjado pelo Senhor. Dessa forma, o Altíssimo o foi fortalecendo e o formando como pastor e, dessa forma, ele foi entendendo os cuidados de Deus para com o seu povo.

Davi era o ungido de Deus, e nós também o somos, essa escolha de Deus também está sobre nós batizados. Deus nos confirma para a vitória, fomos constituídos pelo Senhor para vencer e não para a derrota. E não me refiro a uma "teologia da prosperidade", não é nada disso, mas à consciência que precisamos ter de que a unção do Todo-poderoso está sobre nós. Assim, Davi caminhou e deu a vitória a Israel. Da mesma forma, se formos fiéis o Senhor nos dará a vitória!

Quando começamos a fazer bem todas as coisas que nos são confiadas, Deus nos confia muito mais. É preciso ser fiel no pouco e saber começar pequeno porque é aí que o Senhor vai agir.


PADRE ROGER LUÍS
COMUNIDADE CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário: