quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CICLO PASCAL - TEMPO DA QUARESMA

(Equipe Editorial Paulinas )
Tempo da Quaresma - vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. São quarenta dias dedicados à preparação para a celebração da Páscoa, que a Igreja relaciona com os quarenta anos de peregrinação do povo hebreu rumo à terra prometida; os quarenta dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai se preparando para receber a Lei da Aliança (Ex 24,12-18. 34); os quarenta dias em que Elias seguia a caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição (1Rs 19,8); e o retiro de Jesus no deserto, onde passa quarenta dias e noites em jejum,  se preparando para sua vida pública (Mt 4,1-2).
 
A Quaresma é o tempo que precede e predispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recorrer com mais frequência às “armas da penitência cristãs”: a oração, o jejum e a esmola. (Mt 6,1-6.16-18).
 
A cor litúrgica própria é o roxo e não se canta o Glória, nem o Aleluia, que voltarão a ser entoados somente na Vigília Pascal. Neste período, devemos nos abrir para ouvir e acolher a Palavra de Deus e intensificarmos a prática da caridade em busca da conversão de nossos pecados.
 
O povo cristão percebe claramente que durante a Quaresma é preciso orientar os ânimos para as realidades que verdadeiramente contam. Por isso se exige empenho evangélico e coerência de vida, traduzida em boas obras, em formas de renúncia àquilo que é supérfluo e de luxo, em manifestações de solidariedade com os sofredores e os necessitados.
 
A Igreja do Brasil desenvolve neste Tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que esse ano (2012) terá como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, Eclesiástico 38,8. Trata-se de um grande movimento de evangelização e de conscientização daqueles pecados mais gritantes da sociedade brasileira que nos impedem de Celebrar a Páscoa do Senhor mais plenamente. 
 

Fonte: http://catequese2nsfatima.blogspot.com/2012/02/ciclo-pascal-tempo-da-quaresma.html
 
 

Nenhum comentário: