quinta-feira, 28 de abril de 2011

BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE O PECADO

Quando Deus criou o homem e a mulher e os colocou no Éden havia uma relação íntima "dos homens" com Deus. Mas com a entrada do pecado houve a transgressão da Lei e os homens se afastaram de Deus. A proposição de Cristo se doar para  nossa Salvação é para nos devolver a dignidade de filhos de Deus. Com isso, no céu voltaremos a ter esta relação íntima com o nosso Criador.

Temos três tipos de pecado:

1. PECADO MORTAL: É o pecado que fere os 10 mandamentos, fere a Lei Moral, que é feito em consciência e barra o amor.

2. PECADO VENIAL: É o pecado feito sem consciência, que enfraquece nosso amor.

3. PECADO CONTRA O ESPÍRITO: Atribuir ao espírito mal as obras do Espírito Santo.

Mas quais são as consequências do pecado na nossa vida?

- A maior consequência é a morte;

- O pecado nos tira de nós mesmos;

- O pecado nos deixa inferiores.


"Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado." (Lucas 12, 10)

CORAÇÃO DE JESUS


"Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36, 26) 


Nada no mundo preenche nosso coração, pois ele é solo sagrado e não é qualquer um que nele pode entrar. Só o amor do Senhor preenche nosso coração!!!

O sentido da nossa vida é o Senhor!!! Mergulhando no coração de Jesus, receberemos um coração de carne!!!

Ser santo é voltar ao que é... ao coração do Senhor, porque somos Seus filhos e fomos criados por amor e para o amor!!!Nossa natureza é o amor. De fato, somos filhos do Senhor, que é o puro amor!!! 


Somente no coração de Jesus teremos nova vida!!! É lá o nosso lugar!!!







LIVRE ACESSO


(Autoria: Diego Fernandes / Interpretação: Eliana Ribeiro )

Eu abro as portas do meu coração
Te dou livre acesso Senhor
Eu abro as portas do meu coração
Te dou livre acesso
Pois com teu braço forte realizas prodígios
Pois com teu braço forte Senhor, me ergues do chão

O AMOR DO CORAÇÃO DE MARIA

Como é bom ter uma mãe, não é mesmo? Todos nós, mesmo com as adversidades do cotidiano, carregamos nossa mãe no coração e sabemos que elas, pelo menos a maioria, são capazes de tudo para nos ver felizes. É muito triste vermos noticiários que mostram mães abandonando filhos, pois é uma atitude deplorável. Como mulheres e mães (ou futuras mães), devemos seguir os passos de Maria, procurarmos ser uma mulher como ela.

Você já parou para pensar no motivo que teria levado Deus a escolher Maria para ser a mãe de Filho? Ele já a tinha escolhido antes mesmo que ela nascesse, como podemos ver em Miquéias 5, 1-4:

"Mas tu, Belém de Éfrata, pequenina entre as aldeias de Judá, de ti é que sairá para mim aquele que há de ser o governante de Israel. Sua origem é antiga, de épocas remotas. Por isso Deus os abandonará até o momento em que der à luz aquela que deve dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para os filhos de Israel. Aquele estará de pé para governar com a força do SENHOR, com o esplendor do nome do SENHOR seu Deus. E estarão bem acomodados, porque agora ele é grande até os limites do país, e ele próprio será a paz. Quando a Assíria quiser invadir nosso território, pisar o interior de nossos palácios, poremos em luta contra eles sete pastores e oito comandantes."


"Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se" (Lucas 1, 26-38)


E como era a mãe de Jesus? Tanto se fala de Maria. Que era uma mulher singela, meiga, pura, harmônica, que sabia seu lugar, mas que também era de uma força descomunal. Ela soube ser mãe, soube cuidar... Sabia o exato momento de falar e o de calar...

Quando, nas Bodas de Caná ela leva o problema da falta de vinho até Jesus e Ele lhe diz que não havia chegado sua hora, Ele age mesmo assim, antecipa o milagre. Ninguém comentou com ela que o vinho estava acabando. Foi ela quem estava atenta e percebeu o problema Ela nem chegou a pedir que  Jesus fizesse o milagre, porque, sendo humana, não poderia nunca mandar no Filho de Deus, porém, sendo mãe, poderia lhe falar da sua intenção em ajudar e Ele, sendo Filho e Deus poderia lhe atender. Maria está atenta a tudo e pede para Jesus o que nos falta.

"No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele." (João 2, 1-11)



Conhecendo o amor de sua mãe, como Jesus conhecia, antes de morrer nos entregou ela como mãe.

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu." (João 19, 25-27)


A importância de Maria está não só no seu "sim", mas também na educação e no cuidado que teve com o Filho de Deus e, além disso, no seu sangue, que estava Nele. Pois, na cruz, do coração de Jesus jorrou sangue e água. O sangue foi o de Maria, porque Nele só tinha o sangue dela e a água é  do Espírito Santo de Deus. Maria cumpriu plenamento o papel que Deus lhe confiou, por isso, vale à pena a admirarmos como mulher e a amarmos como mãe.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ÉS FILHO

"Mesmo que as serras mudem de lugar, ou que as montanhas balancem, meu amor para contigo nunca vai mudar, minha aliança perfeita nunca há de vacilar — diz o SENHOR, o teu apaixonado." (Isaías 54, 10)



Música de autoria de Eros Biondini e interpretada pela cantora Kennia, onde há referência sobre este versículo, que me encantou:

Ainda que as montanhas oscilassem
E as colinas se abalassem
Jamais Meu amor te abandonará
Ainda que os homens insistam em te maltratar
E ainda que haja lágrimas no teu olhar
Jamais Meu amor te abandonará
Não vacilará jamais
Meu pacto de paz
E serás bem mais
Amado com amor eterno
A terra herdarás
Olha para as aves, para os lírios
São tão simples e tão lindos
E não precisam nem semear
Olha, vales mais do que aves
Do que lírios, pois és filho
E nada te faltará

SER MÃE



(Autoria: Jane Botti)

Ser mãe é ser humana
É
ser gente, é ser bicho
É
viver sem chegar, sem partir

S
er mãe é reconhecer o mundo
A
través do amor profundo
É
sonhar, é sorrir, é chorar

S
er mãe é descobrir a cada dia
Q
ue a vida recomeça
É
enxergar com o coração
É música
, é dança, é bonança

S
er mãe é não ter sono, nem cansaço
P
lantar, adubar e colher

S
er mãe é cantar a felicidade
É
ser poeta e também profeta

S
er mãe é falar o necessário
É
calar, é olhar, é entender

S
er mãe é abraçar
É
acarinhar, é ninar
É
ter a sabedoria dos deuses
A
paciência do tempo
É
não ter contratempo

S
er mãe é ser anjo
É
loucura, é aventura permanente

S
er mãe é viver cercada de amor
É
o início, é o meio e jamais o fim

Ser mãe é ser assim...

APERTO DE MÃO DE MÃE



(Desconheço o autor)

Você se lembra da sua infância, quando caía e se machucava?

Lembra o que sua mãe fazia para acalmar a dor?

Minha mãe me levava no colo até minha cama e beijava meu machucado.

Então, ela sentava ao meu lado, pegava minha mão e falava: "Quando doer aperte minha mão e vou dizer: Eu te amo!"

Era sempre assim eu apertava sua mão e sem falhar uma só vez, ouvia: "Filho, eu te amo!"

Às vezes, eu fingia ter me machucado só para passar por esse ritual com ela.

À medida que fui crescendo, o ritual mudou, mas minha mãe sempre encontrava um modo de diminuir a dor e aumentar a alegria em qualquer área da minha vida.

Numa época difícil, ela tinha sempre meus chocolates preferidos, recheados com amêndoas, quando eu chegava em casa.

Lá pelos meus vinte e poucos anos, mamãe muitas vezes telefonava num fim de tarde convidando-me para vermos o pôr-do-sol ou o nascer da lua.

Deixava bilhetinhos amorosos sobre meu travesseiro quando eu chegava tarde em casa e, quando fui morar sozinho, mandava-me lembrancinhas agradecendo as visitas que eu lhe fazia.

Mas minha melhor lembrança continuou sendo ela segurando minha mão quando eu era pequeno e repetindo: "Quando doer aperte minha mão e vou dizer: Eu te amo!"

Eu já tinha trinta e tantos anos quando, uma manhã, meu pai telefonou para o meu trabalho.

Era um homem seguro e lúcido, mas a voz soava confusa e amedrontada: "Filho, há algo errado com sua mãe. Já chamei o médico, mas, por favor, venha logo que puder."

Quando cheguei, papai andava de um lado para outro na sala e mamãe estava deitada no quarto, olhos fechados, as mãos sobre o estômago.

Chamei por ela, tentando manter a voz o mais calma possível.

Disse-lhe que eu estava ali e ela me perguntou: "É você, filho?"

Respondi-lhe que sim.

Eu não estava preparado para a próxima pergunta e, quando a ouvi, congelei, sem saber o que responder: "Filho, eu vou morrer?"

Meus olhos se encheram de lágrimas enquanto olhava minha mãe querida ali, deitada, tão desamparada.

Ao tentar descobrir o que responder pensei: "O que mamãe diria num momento desses?"

Hesitei por um instante, esperando que as palavras viessem.

Disse-lhe: "Mamãe, não sei se você vai morrer, mas fique tranquila, tudo acabará bem."

Apertei sua mão e disse-lhe: "Eu amo você!"

Ela gemeu: "Filho, sinto tanta dor."

Mais uma vez fiquei sem saber o que falar.

Sentei a seu lado na cama e me ouvi dizendo: "Mamãe, quando doer, aperte minha mão e vou dizer: Eu te amo!"

Ela apertou minha mão. "Mamãe, eu te amo."

Esta cena se repetiu muitas vezes durante os dois anos seguintes, até seu falecimento.

Nós nunca sabemos quando virão os momentos em que seremos testados. Mas sei que, quando chegarem, com quem quer que eu esteja, oferecerei o ritual de amor de minha mãe: "Quando doer aperte minha mão e vou dizer: Eu te amo!"

MINHA MÃE

(Autoria: Silvia Schmidt)

Minha mãe,
tu és remédio pra todos os males meus.
És alento no meu tédio,

És obra-prima de Deus !

Tantas mães daqui partiram,
Mas imortais se tornaram.
Nos seus filhos que sorriram
Quando delas se lembraram.

Porque mãe jamais se vai,
A sua presença é constante.
Quando o filho chora ou cai,
Viva ou não, ela garante.

É garantia permanente
Nas quedas, nos apogeus.
O filho sempre a pressente,
Seja na Terra ou com Deus.

A ti, mãe querida,
Vão estas linhas traçadas.

Tu és o grito da Vida
 

Nas vidas eternizadas.

PORQUE AS MÃES CHORAM?



(Autoria: Silvia Schmidt / Why Mothers Cry: Malcoln Robbins)

"Por que você está chorando?" - Ele perguntou à sua mãe.
"Porque eu sou mãe." - Ela respondeu.
"Eu não entendi." - Ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou: "Você nunca entenderá."

Mais tarde o menino perguntou ao pai porque as mães parecem chorar sem nenhuma aparente razão.
"Todas as mães choram sem motivo.", foi o que o pai conseguiu responder.

O menino cresceu, tornou-se um homem
e ainda tentava entender porque mães volta e meia estão chorando.
Após muitos anos, já em avançada idade, ele deixou o mundo.
Quando sua alma viu-se frente a frente com Deus, logo disse:
"Senhor, nunca entendi porque mães choram tão facilmente."
Disse Deus:
"Quando eu criei as mães tinha que ser algo especial.
Eu fiz seus ombros fortes o suficiente para carregar o peso do mundo
e, ainda, suficientemente confortáveis para dar apoio.
Eu dei a elas a força para a hora do nascimento dos filhos
e para suportar a rejeição que tantas vezes vem deles.
Eu dei a elas a fibra que permite a continuação da luta
quando todos à sua volta já desistiram.
Dei-lhes a perseverança em proteger a família
por entre doenças e tristezas, sem jamais desistir de amar.
Dei-lhes a sensibilidade para amar seus filhos
diante de quaisquer circunstâncias,
mesmo que eles a tenham magoado profundamente.
Essa mesma sensibilidade as ajuda a silenciar o chorinho dos seus bebês,
fazendo com que se acalmem e, quando adolescentes,
que compartilhem com ela suas ansiedades e medos.
... E, finalmente, dei-lhes a lágrima
para derramarem sem nenhuma razão aparente.
É sua única fraqueza.
Por que fiz isso?
Para não diferenciá-las por completo
do restante da espécie humana ".

DEUS A FEZ MÃE

Esta mensagem é para todas as mamães.
(Desconheço o autor)

Para completar o homem
Deus a fez mulher
Mas para participar do milagre da vida
Deus a fez mãe

Para liderar uma casa
Deus a fez mulher
Mas para edificar um lar
Deus a fez mãe

Para estudar, trabalhar e competir
Deus a fez mulher
Mas para guiar a criança insegura
Deus a fez mãe

Para os desafios da sociedade
Deus a fez mulher
Mas para o amor, a ternura e o carinho
Deus a fez mãe

Para fazer qualquer trabalho
Deus a fez mulher
Mas para embalar um berço e construir um caráter
Deus a fez mãe

Para ser princesa
Deus a fez mulher
Para ser rainha
Deus a fez mãe

Mamãe, você é o mais lindo presente de Deus para mim,
e eu, quero ser uma dádiva de Deus para você.

A AMIZADE

(Autor: Rubem Alves, do livro O Retorno e o Terno)


Lembrei-me dele e senti saudades... Tanto tempo que a gente não se vê! Dei-me conta, com uma intensidade incomum, da coisa rara que é a amizade. E, no entanto, é a coisa mais alegre que a vida nos dá. A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes quando não temos um amigo com quem compartilhá-las. Acho mesmo que tudo o que fazemos na vida pode se resumir nisto: a busca de um amigo, uma luta contra a solidão...

Lembrei-me de um trecho de Jean-Christophe, que li quando era jovem, e do qual nunca me esqueci. Romain Rolland descreve a primeira experiência com a amizade do seu herói adolescente. Já conhecera muitas pessoas nos curtos anos de sua vida. Mas o que experimentava naquele momento era diferente de tudo que já sentira antes. O encontro acontecera de repente, mas era como se já tivessem sido amigos a vida inteira.

A experiência da amizade parece ter suas raízes fora do tempo, na eternidade. Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre. Pela primeira vez estando com alguém, não sentia necessidade de falar. Bastava a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro.

"Christophe voltou sozinho dentro da noite. Seu coração cantava 'Tenho um amigo, tenho um amigo!' Nada via. Nada ouvia. Não pensava em mais nada. Estava morto de sono e adormeceu assim que se deitou. Mas durante a noite fora acordado duas ou três vezes, como que por uma idéia fixa. Repetia para si mesmo: 'Tenho um amigo', e tornava a adormecer."

Jean-Christophe compreendera a essência da amizade. Amiga é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Você tem aqui um teste para saber quantos amigos você tem. Se o silêncio entre vocês dois lhe causa ansiedade, se quando o assunto foge você se põe a procurar palavras para encher o vazio e manter a conversa animada, então a pessoa com quem você está não é sua amiga. Porque um amigo é alguém cuja presença procuramos não por causa daquilo que se vai fazer juntos, seja bater papo, comer, jogar ou transar. Até que tudo isso pode acontecer. Mas a diferença está em que, quando a pessoa não é amiga, terminando o alegre e animado programa, vêm o silêncio e o vazio - que são insuportáveis. Nesse momento o outro se transforma num incômodo que entulha o espaço e cuja despedida se espera com ansiedade.

   Com o amigo é diferente. Não é preciso falar. Basta a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro. Amigo é alguém cuja simples presença traz alegria, independentemente do que se faça ou diga. A amizade anda por caminhos que não passam pelos programas.

Uma estória oriental conta de uma árvore solitária que se via no alto da montanha. Não tinha sido sempre assim. Em tempos passados a montanha estivera coberta de árvores maravilhosas, altas e esguias, que os lenhadores cortaram e venderam. Mas aquela árvore era torta, não podia será transformada em tábuas. Inútil para os seus propósitos, os lenhadores a deixaram lá. Depois vieram os caçadores das essências em busca de madeiras perfumadas. Mas a árvore torta, por não ter cheiro algum, foi desprezada e lá ficou. Por ser inútil, sobreviveu. Hoje ela está sozinha na montanha. Os viajantes se assentam sob a sua sombra e descansam.

Um amigo é como aquela árvore. Vive de sua inutilidade. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão. Diante do amigo, sabemos que não estamos sós. E alegria maior não pode existir.

MUDE




Autor: Edson Marques


Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente,
observando com atenção os lugares por onde você passa.

Tome outros ônibus.
 
Mude por uns tempos o estilo das roupas.

Dê os seus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia,
ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
 
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama...
Depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais... leia outros livros.

Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade.

Durma mais tarde.
Durma mais cedo.

Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.

Corrija a postura.

Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores, novas delícias.

Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor,
o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida.
Tente.

Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.

Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida,
compre pão em outra padaria.
 Almoce mais cedo,
jante mais tarde ou vice-versa.

Escolha outro mercado... outra marca de sabonete,
outro creme dental...

Tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores.

Vá passear em outros lugares.

Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa, de carteira, de malas,
troque de carro, compre novos óculos,
escreva outras poesias.

Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.

Abra conta em outro banco.

Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros,
outros teatros, visite novos museus.

Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.

E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light, mais prazeroso,
mais digno, mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja CrIaTiVo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.

Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas,
mas não é isso o que importa.

O mais importante é a mudança,
o movimento, o dinamismo, a energia.

Só o que está morto não muda!

Repito por pura alegria de viver:
a salvação é pelo risco,
sem o qual a vida não vale a pena!!!
 

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA



 
 
"A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
 
 

Então, a águia só tem duas alternativas:

Morrer… ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 50 dias.
 
 
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses vai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos."
 
(Desconheço o autor)

 
 
 
Vale a pena refletir sobre o que nos escreve Valdemir Ribeiro (administradores.com), sobre este texto:
 
Todos os dias há um novo recomeço, temos uma nova chance de viver um novo dia e fazer o que não pudemos ou quisemos fazer ontem. As suas células se renovam a cada 24 horas. Se a cada dia você se torna uma nova pessoa biologicamente, você também poder se tornar uma nova pessoa psicologicamente. Você pode escolher ser a mesma pessoa de ontem, ou pode mudar para melhor, ou pelo menos um pouco. Quando você muda, muda tudo à sua volta. Quando percebemos que não podemos mudar coisas, pessoas e acontecimentos é o momento ideal de mudarmos a nós mesmos. Então renove os seus hábitos, seus métodos de trabalho, seu tratamento às pessoas, sua maneira de enxergar as coisas, seus procedimentos. Para toda ação existe uma reação semelhante. Pense nisso!
 

Até a Bíblia nos fala sobre a renovação da águia, conforme está escrito:
 
"É ele que pela vida afora te cumula de bens;
tua juventude se renova como a da águia."
(Salmos 103, 5)

"Mas os que esperam no SENHOR, renovam suas forças,
criam asas como águia,
correm e não se afadigam,
andam, andam e nunca se cansam."
(Isaías 40, 31) 

 
 
E, lendo esta mensagem, me lembrei da música de autoria de Eros Biondini e interpretada pela Celina Borges:

NAS ASAS DO SENHOR

Sei que os que confiam no Senhor
Revigoram suas forças, suas forças se renovam
Posso até cair ou vacilar, mas consigo levantar
Pois recebo d'Ele asas
E como águia, me preparo pra voar
Eu posso ir muito além de onde estou
Vou nas asas do Senhor
O Teu amor é o que me conduz
Posso voar e subir sem me cansar
Ir pra frente sem me fatigar
Vou com asas, como águia
Pois confio no Senhor!
Que me dá forças pra ser um vencedor
Nas asas do Senhor
Vou voar! Voar!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reflexão da Palavra - Zaqueu

Fazendo a leitura orante da Palavra de Deus, me ative à passagem de Lucas 19, 1-10, que conta a história de Zaqueu. Vou fazer minha reflexão de acordo com alguns pontos que considerei interessantes. Diz a passagem:

1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.

2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.

Então aqui se faz uma pausa. Zaqueu era chefe dos recebedores de impostos. Ele era rico. Podemos inferir que ele cobrava a mais das pessoas e se enriquecia de forma ilícita, uma vez que mais abaixo, no versiculo 8, ao se converter ele diz ao Senhor que restituirá àqueles que tenha defraudado. Defraudar, no português, que pode significar, segundo o Dicionário Michaelis, "reter ou usurpar algum bem ou direito, por meio de afirmações falsas, deturpação da verdade, fraude ou outros meios enganosos".

Continuando a Palavra nós temos:

3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.

Aqui não devemos nos ater à altura de Zaqueu, que era baixo, mas sim de que ele procurava ver quem era Jesus. Ele buscou... ele queria conhecer, saber quem era Jesus, quem era o Homem que realizava milagres. Era ele que queria... Ele procurava... Ele procurou Jesus. Mas, por causa da multidão, ele não conseguiu. Quantas vezes nós somos tão baixos que, por mais que procuremos, por mais que queiramos, as dificuldades nos deixam cegos... as dificuldades são a nossa grande multidão que não nos deixa ver Jesus. Quantas vezes as dificuldades surgem como uma grande multidão que não nos permite ver Jesus. Mas nós que estamos procurando não podemos desistir. Então o que Zaqueu fez:

4 Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.

Zaqueu correu adiante... Zaqueu se adiantou. Ele se adiantou à passagem de Jesus. Ele subiu a um sicômoro (árvore das costas do Mediterrâneo que, pelo fruto, se parece com a figueira, e pelas folhas, com a amoreira) para O ver. Ele correu e subiu. O que quer dizer que Zaqueu se esforçou para ver quem era Jesus. Ele procurava ver quem era Jesus e se esforçou para isso. Podemos entender que Zaqueu queria ter um encontro com Jesus. Zaqueu procurava... Zaqueu queria. Ele tanto queria que se adiantou. Ele correu... subiu... queria ver Jesus.

5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa".

Que coisa linda! Jesus levantou os olhos e viu Zaqueu. Zaqueu estava em cima de um sicômoro. Jesus levantou os olhos e o viu. Jesus levanta os olhos e nos vê. Você quer que Jesus te veja? Que Jesus levante os olhos para você? Então corra até Jesus, se adiante, procure ver quem é Jesus, queira conhecer Jesus, queira saber os milagres que Ele pode realizar em sua vida, corra, suba, procure, deseje ter um encontro com Jesus. Que quando seu coração se volta para Ele, Jesus vai levantar os olhos e vai ver você. Ele está lá, à sua espera. Olha que lindo! Zaqueu foi antes, Zaqueu se adiantou. Então quando Jesus levantou os olhos e viu Zaqueu, Jesus disse para ele: "Desce depressa!" Desce Zaqueu! Desça você, tem que ser agora! É agora a tua hora! Desce depressa! Não espera nem mais um minuto, não espera nem mais um segundo! Tem que ser agora! E o que Jesus continua falando: "É preciso que Eu fique hoje em tua casa." É preciso, é essencial, é importante, é fundamental que Ele fique, que Ele permaneça em tua casa, em tua vida. Deus quer ficar na tua vida. É agora... neste momento. Você correu para ter um encontro com Jesus, você queria conhecê-lo? Ele te viu. Ele olhou para você e Ele te diz: É essencial que Ele fique. Que este encontro com Jesus não deixe com que você continue da mesma forma. O encontro com Jesus te faz permanecer com Ele. É essencial que Ele continue na tua vida. Não que você encontre com Jesus e Ele passe e vá embora. Não! É preciso que Ele fique em tua casa. Jesus quer ficar no teu coração! Jesus quer ficar na tua vida! Não abandone Jesus! Receba Jesus na tua casa! Receba Jesus no teu coração!

Continuando a Palavra:

6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.

Zaqueu obedeceu Jesus. Jesus disse: "Desce depressa." Então Zaqueu desceu a toda a pressa. Zaqueu cumpriu a Palavra de Jesus e recebeu-O alegremente. Aquele que recebe Jesus não pode ser triste. Aquele que recebe Jesus tem toda alegria, tem toda a felicidade.

7 Vendo isso, todos murmuravam e diziam: "Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...".

Não importa o que as pessoas vão falar sobre você, o que as pessoas vão falar sobre o teu encontro com Jesus. O que importa é que este encontro com Jesus muda a tua vida. O que importa é que este encontro com Jesus te traz alegria.

8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: "Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém restituirei o quádruplo".

Não existe encontro com Jesus que não muda nossa vida. Jesus nos restaura. Jesus vem ao nosso encontro, Ele olha para nós, Ele quer ficar no nosso coração, na nossa casa, para mudar a nossa vida.

9 Disse-lhe Jesus: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.

A partir do momento que você recebe Jesus na tua vida, você recebe a salvação.

10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

Se hoje você se sente perdido, se adiante, corra até Jesus, queira encontrá-Lo! Jesus vai ver você, Jesus  vai te procurar, Jesus vai te chamar: "Vem depressa, é agora o teu momento, vem ao Meu encontro!" Este é Jesus e Ele vai querer ficar com você. Ele vai querer fazer presença aí na tua casa, no teu coração, na tua vida. E se você descer depressa, obedecer a Palavra de Jesus, você vai recebê-Lo alegremente, porque aquele que tem Cristo, nunca vive infeliz, pelo contrário, a alegria é uma constante na vida, apesar de todas as dificuldades. Queira ter um encontro com Jesus. Ele te espera e Ele quer te dar a felicidade e a salvação.

Palavra do Senhor! Graças a Deus!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CARNAVAL COM CRISTO




A Comunidade Católica Gospa Mira realiza anualmente, no Carnaval, um Retiro para Jovens. Tive o prazer de participar deste evento em 2009 (Retiro Jovens Mergulhados no Coração de Jesus) e em 2010 (Retiro Trindade Santa, Mistério de Amor). Trata-se de um evento de forte espiritualidade, unção e presença do Espírito Santo. Neste ano de 2011 não pude participar, devido a atividades laborais, mas fiquei muito feliz por ver emissoras de tv fazendo reportagens acerca do assunto. O Retiro deste ano chamou-se Marcas de Amor e teve a presença da Rede Globo Minas.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DEZ MANDAMENTOS DA INTERNET

 (Autor: Padre Joãozinho, scj)


1o mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”: clique em ferramentas, opções e comece colocando algum site católico como página inicial do sei browser. 

2o mandamento: “Não tomar Seu Santo Nome em vão”: Se você não é autorizado pela Igreja, não fale como se possuísse a verdade eterna. Não poste em seu BLOG a SUA verdade como se fosse a verdade oficial da Igreja. Pode confundir os irmãos.

3o mandamento: “Guardar os domingos e festas”: Saia do quarto, da frente deste computador e vá na missa, no grupo de oração, na reunião de pastoral. A vida não se resume ao virtual. Viva a vida real.

4o mandamento: “Honrar pai e mãe”: Será que lá na sala não estão pessoas que esperam sua presença. Coragem: clique em iniciar, desligar o computador (não coloque apenas em modo de hibernação, pensando em voltar logo). Dê atenção aos seus pais, mesmo que eles não entendam nada de computador e não tenham a mínima noção do que é BLOG, CHAT ou TWITTER.

5o mandamento: “Não matar”: fuja dos joguinhos eletrônicos que fazem da morte e da violência um divertimento macabro.

6o mandamento: “Não pecar contra a castidade”: Nunca visite sites pornográficos nem mantenha conversas dúbias em chats. Se já fez isso, formate sua máquina e comece do zero. Por Hoje Não. Outra coisa: formate seu coração com uma boa confissão.

7o mandamento: “Não furtar”: não roube senhas, não fique bisbilhotando a vida dos outros, não seja um rato de computador que utiliza o conhecimento para o mal. Não procure comprar coisas sem pagar ou tirar vantagens virtuais.

8o mandamento: “Não levantar falso testemunho”: Não minta. A mentira virtual é tão pecaminosa quanto a mentira real. Não brinque de ser grande, loiro de olhos azuis se você é pequeno, e tem olhos e cabelos castanhos. Diga a verdade. Seja autêntico na NET. Vale a pena. Também não fique arquivando imagens e vídeos de outras pessoas para utilizar em proveito próprio com segundas intenções.

9o mandamento: “Não desejar a mulher do próximo”: Traição virtual é um dos grandes pecados de hoje. Fuja desta brincadeira. Muitas famílias estão sendo destruídas assim. Não é porque a pessoas está distante e é desconhecida que a coisa é menos grave. É pecado mortal, pois mata famílias. É adultério.

10o mandamento: “Não cobiçar as coisas alheias”: Vemos tantas coisas na Net. Nem sempre temos tudo aquilo. Cuidado com o consumismo: mais um pendrive, mais um HD, outro micro, outro monitor… e assim vai. Tenha um micro bom. Mas não entre no círculo vicioso de querer trocar de micro a cada seis meses.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

O MAL DA MENTIRA

(Mensagem do Momento de Fé - Pe. Marcelo Rossi, do dia 1º/4/2011)


"Embora exista o dia da mentira, mentir faz mal.
Causa atritos. Desarmonia. Intrigas.
Qualquer tipo de relação baseada na mentira, não é saudável.
Mentir é ruim para quem é enganado.
Mentir é ruim para quem conta a mentira.
E pior ainda: A mentira vicia.
Tem gente que vive de mentir, inventar e fofocar. O mal do mundo é a mentira.
Quem mente um pouco no início, acaba mentindo mais, vai aprendendo e com o passar do tempo vai piorando.
A pessoa que mente não é confiável.
Se a criança percebe que o adulto está mentindo, mais tarde ela também vai se achar no direito de mentir e assim a mentira vai virando uma bola de neve difícil ou impossivel de ser controlada, mas quem está no Ágape é impulsionado à verdade, porque Jesus (Ágape) é o caminho, a verdade e a vida.
Um forte Ágape!!!"