sexta-feira, 30 de março de 2012

COMO LIDAR COM O DIFERENTE?

1 É voz geral que está acontecendo imoralidade sexual entre vós, imoralidade que não existe nem entre os pagãos: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta.
2 No entanto, estais cheios de presunção, em vez de ficardes tristes e tirar do meio de vós aquele que assim procede!
3 Pois bem, embora ausente fisicamente, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse aí entre vós, aquele que assim procede:
4 em nome do Senhor Jesus, estando vós e eu em espírito unidos com o poder de nosso Senhor Jesus,
5 entregamos esse indivíduo a satanás, para a destruição da sua índole carnal, a fim de que seu espírito seja salvo no dia do Senhor.
6 Não se justifica vossa vanglória! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Jogai fora o velho fermento, para que sejais uma massa nova, já que sois ázimos, sem fermento. De fato, nosso cordeiro pascal, Cristo, foi imolado.
8 Assim, celebremos a festa, não com o velho fermento nem com o fermento da maldade ou da iniquidade, mas com os pães ázimos da sinceridade e da verdade.
9 Na carta que vos escrevi, recomendei-vos que não tenhais convivência com pessoas dadas à prostituição.
10 Não me referia aos libertinos deste mundo, nem aos ambiciosos, os ladrões ou os idólatras em geral, pois, neste caso, teríeis que sair do mundo!
11 Escrevi-vos que não tenhais convivência, apenas no caso em que se chame de irmão tal libertino, ambicioso, idólatra, provocador, beberrão ou ladrão. Com tal pessoa nem se deve tomar refeição. Escrevi-vos que não tenhais convivência, apenas no caso em que se chame de irmão tal libertino, ambicioso, idólatra, provocador, beberrão ou ladrão. Com tal pessoa nem se deve tomar refeição.
12 Iria eu julgar os de fora? Não se trata, antes, de vós mesmos julgardes os de dentro?
13 Os de fora, é Deus quem julgará. Tirai o mau do meio de vós!
 (I Co 5, 1-13)

Entregar o indivíduo a satanás é uma expressão que indica uma excomunhão,
como um ato de misericórdia, para que a pessoa saia, reflita e volte para a comunidade.
É preciso conviver com os pecadores de modo normal,
independente da escolha que eles façam.
É preciso respeitá-los, acolhê-los e dar a eles
um testemunho de que é possível viver de modo diferente.
"Respeitar a todos, sobretudo!"
(Denis Duarte)






O AMOR DE DEUS

Você não se sente amado?
Já analisou isso para enteder o porquê do seu sentimento?
Você já parou para pensar que Deus lhe dá inúmeras provas de amor a todo momento?

Pense bem...

Ele lhe manda o Sol todas as manhãs para iluminar seu dia e à noite a Lua para refletir a luz e clarear parte da escuridão.

Ele lhe manda uma brisa suave para amenizar o calor... uma chuva refrescante para hidratar a terra...

Ele lhe manda flores para perfumar os caminhos por onde você passar...

Pássaros cantam para alegrar sua alma...

Uma borboleta voa para lhe mostrar a delicadeza deste Amor...

E na Bíblia encontramos inúmeras declarações...


"Naquela mesma noite, o Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: 'Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Nada temas, estou contigo. Eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência por causa de Abraão, meu servo'." (Gn 26, 24)

"Eu me lembrarei em seu favor da aliança com os antepassados, que fiz sair do Egito à vista das nações, para ser o seu Deus. Eu sou o SENHOR.
" (Lv 26, 45)

"Mas tu, SENHOR Deus, trata-me pelo amor do teu nome; liberta-me conforme a ternura da tua bondade." (Sl 109:21)

"Aleluia! Louvai o SENHOR, pois ele é bom: pois eterno é seu amor." (Sl 135, 1)

"E vais, agora, convocar uma gente que não conhecias, gente que nunca te conheceu virá correndo te procurar, por causa do SENHOR teu Deus, do Santo de Israel que te glorificou." (Is 55:5)

"Sabereis que eu sou o SENHOR quando eu proceder convosco por causa de meu nome, e não de acordo com vossa má conduta e vossas práticas corrompidas, ó casa de Israel! — oráculo do Senhor DEUS." (Ez 20:44)

"O SENHOR teu Deus está a teu lado como valente libertador! Por tua causa ele está contente e alegre, apaixonado de amor por ti, por tua causa está saltando de alegria." (Sf 3:17)

"Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve." (Mt 11, 27-30)
 
"Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo: todo aquele que tiver deixado casa, mulher, irmão, pais ou filhos por causa do Reino de Deus, receberá muitas vezes mais no presente e, no mundo futuro, a vida eterna'." (Lc 18, 29-30)

"De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3, 16)

"E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5, 5)

"Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores." (Rm 5, 8)

"Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 8, 38-39)

"Tudo isso é por causa de vós, para que a graça, tendo aumentado num maior número de pessoas, faça transbordar a ação de graças para a glória de Deus." (II Co 4, 15)

"Caríssimos, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo — que é verdadeiro nele e em vós —, pois que as trevas estão passando e já brilha a luz verdadeira." (I Jo 2, 7-8)

Por Cristo Jesus nos tornamos filhos de Deus! Somente isto já basta para acreditarmos no Seu amor... o verdadeiro Ágape!




A TERNURA TORNA A VIDA MAIS LEVE E DESCOMPLICADA



(Padre Adriano Zandoná)

A vida da gente seria tão mais descomplicada se nela houvesse um pouco mais de ternura. Sim, ternura para se perceber e perceber os outros com a singeleza que é própria de uma folha embalada pelo vento. Ternura para compreender as tristezas sob um ar de aprendizado e acréscimo.

O terno não se permite amargar por decepções. Ele desenvolve a faculdade de enxergar mais longe, indo além da simples experiência para perceber o positivo que se esconde em cada realidade.

A ternura nos ensina a saber esperar, a ter paciência diante de nossa fraqueza e da alheia, aguardando o derradeiro momento no qual a virtude vai verdadeiramente florescer. Muitos relacionamentos acabam por ausência de ternura, em virtude de um fatal descuido nos detalhes. O que os [relacionamentos] encerra não é tanto a ausência do amor, mas do cuidado (ternura).

Existem várias formas de amar, mas, apenas a via da ternura assegura sua (amor) correta percepção. Amor sem ternura é verão sem sol, arte sem beleza, vida sem movimento. O amor precisa de ternura para se encarnar e para se fazer sentir. Muitos pais amam, mas não são compreendidos assim. Por quê? Será ausência de ternura?

É preciso investir na ternura, ela torna a vida mais leve e o amor verdadeiramente perceptível. Ternura no olhar, falar, abraçar; o coração não se desenvolve sem ternura, pois, ela nos transporta à nossa real essência: afinal, viemos à existência por um ato de extrema Ternura. Não tenhamos medo de ser ternos. Isso não nos diminuirá, ao contrário, nos enobrecerá e tornará nossa vida mais feliz e sinceramente acompanhada (quem é terno atrai ternura).

Ternura, simplesmente ternura! Isso, de fato, descomplicará e qualificará cada fragmento de nosso todo. Sem receio e sem protocolos, ousemos e, no concreto de nossa vida, façamos essa linda experiência!



 Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12700